Varicocele

Varicocele
A varicocele é uma doença muito comum em homens jovens. Estamos falando de algo em torno de 15% na população de homens saudáveis. Sim, 15 em cada 100 homens (em média) podem apresentar essa doença. Mas antes de explicar mais sobre isso, fique calmo. A maioria dos homens com varicocele não vai ter nenhum impacto na saúde testicular ou fertilidade e, portanto, não precisarão ser tratados, apenas acompanhados.

O que é a varicocele?

De uma forma simples são varizes das veias que saem dos testículos. Por uma alteração anatômica, essas veias se dilatam e podem apresentar refluxo. O grau de dilatação varia de homem para homem, podendo ser muito leve (e percebido apenas ao ultrassom – varicocele subclínica) ou visível para o médico e paciente, sem nenhum esforço físico. Curiosamente ela é muito mais comum à esquerda. Mas qual o problema de ter varizes nos testículos? A resposta é que isso aumenta a temperatura dos testículos e pode piorar sua função de produzir os espermatozoides e a testosterona.

Quais sintomas a varicocele pode causar?

Classicamente, a varicocele pode ser percebida como um “enovelado” de veias na região do testículo, durante o banho ou o autoexame do homem. Mas, em muitos casos, ela não causa nenhum sintoma. Isso é: não é visível e não dói. Quando é assintomática, percebemos durante a consulta (exame físico detalhado) ou quando o paciente nos procura por dificuldades de engravidar (infertilidade masculina).

Qual a importância e impactos da varicocele?

Aqui está a parte mais importante sobre essa doença. Como comentei antes, a maioria dos casos não vai ter nem sintoma e nem repercussão na saúde do testículo. Porém, alguns homens tem impacto, sim.

Este impacto pode variar dentro de um espectro de consequências que vão desde alterações na consistência e funcionamento do testículo (produção de espermatozoide e testosterona) até infertilidade. A piora na saúde fértil pode ser causada pela varicocele e causa dano no DNA do espermatozoide (que em muitos casos é reversível após o tratamento adequado).

Como sei se minha varicocele acomete minha saúde?

Como sei se minha varicocele acomete minha saúde?

Temos diversas informações que são avaliadas na consulta no exame físico, além de informações complementares com exames dirigidos: espermograma, exames de sangue (hormônios), ultrassonografia e índice de fragmentação do DNA espermático, por exemplo.

Como saber se sou infértil? Preciso fazer um espermograma?

Esse tema é delicado e deve ser abordado em toda consulta do homem. A varicocele pode, sim, causar infertilidade (inclusive, a causa mais comum de infertilidade masculina). Dessa forma, é dever do urologista entender se a varicocele está afetando a sua fertilidade e saúde testicular.

É importantíssimo relembrar que essa resposta NÃO deve ser apoiada apenas no espermograma (o que é muito comum) ou mesmo no ultrassom, mas deve considerar inúmeros fatores do casal e de todos os exames realizados.

Se eu precisar tratar, qual é o melhor método?

Se eu precisar tratar, qual é o melhor método?

Diversos métodos são possíveis para tratar a varicocele. Em quase todos os homens, o tratamento com melhor taxa de sucesso, baseado em evidências científicas sérias e fortes, é a correção microcirúrgica da varicocele (feita com microscópio de grande aumento). Tratamentos como embolização ou cirurgia sem microscópio tem piores taxas de sucesso, maiores taxas de recidiva e de complicações.

Vídeo que gravei para o Hospital Sírio-Libanês sobre as principais causas masculinas de infertilidade. Clique para assistir!


Referências
  • Abdel-Meguid TA, Al-Sayyad A, Tayib A, Farsi HM. Does Varicocele Repair Improve Male Infertility? An Evidence-Based Perspective From a Randomized, Controlled Trial. Eur Urol 2011;59:455–61.
  • Taneja SS. Current management of male infertility. Urol Clin North Am 2014;41:xv.
  • Raman JD, Walmsley K, Goldstein M. Inheritance of varicoceles. Urology 2005;65:1186–9.
  • Bryniarski P, Taborowski P, Rajwa P, Kaletka Z, Życzkowski M, Paradysz A. The comparison of laparoscopic and microsurgical varicocoelectomy in infertile men with varicocoele on paternity rate 12 months after surgery: a prospective randomized controlled trial. Andrology. 2017 May;5(3):445-450. Epub 2017 Mar 27.
  • Bryniarski P, Taborowski P, Rajwa P, Kaletka Z, Życzkowski M, Paradysz A. The comparison of laparoscopic and microsurgical varicocoelectomy in infertile men with varicocoele on paternity rate 12 months after surgery: a prospective randomized controlled trial. Andrology 2017;5:445–50.
  • Makris GC, Efthymiou E, Little M, Boardman P, Anthony S, Uberoi R, et al. Safety and effectiveness of the different types of embolic materials for the treatment of testicular varicoceles: A systematic review. Br J Radiol 2018;91.
Agende sua consulta

Entre em contato para agendar sua consulta particular e invista hoje mesmo em sua qualidade de vida!
Logo Dr Ricardo Haidar

Agende sua consulta

(11) 3082-5047
(11) 99614-0456
ENDEREÇO

Al. Ministro Rocha Azevedo 456
Conj 102
Jardins, São Paulo

Horário de atendimento

Seg. a Sex. 08h00 – 20h00


Dr. Ricardo Haidar - CRMSP 156.529
Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2021
Site desenvolvido com ❤ por Glogs - Agência Digital