HPV genital em homens

Quando o assunto é ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), o HPV (Human Papiloma Virus) é um dos temas mais abordados no dia-dia de um consultório de Urologia.

Isso não é uma coincidência. O HPV é uma das IST mais comuns no mundo. Tanto homens quanto mulheres podem ter essa doença.

Nosso foco no consultório será o HPV em homens. Então, separei algumas perguntas para te ajudar a entender o assunto.

Prevalência e incidência de ISTs nos EUA

Como saber se tenho HPV genital?

O diagnóstico do HPV é clínico (durante o exame físico da consulta). A lesão característica é o condiloma acuminado (popularmente conhecido como “Crista de Galo”).

Durante o exame físico, podemos fazer o teste com uma substância (ácido acético) para nos auxiliar no diagnóstico. Em raríssimas situações há necessidade de realizar biópsia para confirmação.

Como se transmite o HPV?

Ele se transmite por contato com as superfícies epiteliais (pele ou mucosa infectada) dos genitais e das próprias lesões. Nem sempre há lesão aparente, o que torna muito difícil a sua erradicação.

É comum as verrugas recidivarem?

Alguns pacientes podem ter recaídas (relacionada ao estresse, estado imunológico etc.) durante o seguimento, voltando a apresentar alguma nova verruga. Por isso, o planejamento do tratamento e a escolha do método mais adequado é primordial.

Caso minha parceira/parceiro tenha HPV, tenho que fazer algum exame?

Essa é uma das dúvidas mais comuns. Em geral, o exame físico com peniscopia (realizado no próprio consultório) é suficiente. Em casos de dúvida, podemos colher o material para captura híbrida (realizado em laboratório, por exemplo).

É comum a verruga se tornar um tumor maligno?

Não. Em geral, as verrugas são causadas subtipos específicos de HPV, que não são os subtipos que causam tumores.

Caso eu tenha alguma verruga, como posso tratar?

O tratamento do HPV pode ser realizado de inúmeras formas. Durante a consulta nós avaliaremos os que mais se adequam ao seu caso. Vou citar as mais comuns:
  • Crioterapia

Realizada em consultório, com anestesia, aplicamos uma fonte fria focada na verruga. Esta queda brusca de temperatura “inativa a maquinaria” das células da verruga. Após alguns dias, há cicatrização e reparação do ponto tratado.

• ATA (ácido)

O tratamento com ácido pode ser aplicado no consultório ou mesmo pelo paciente após a orientação.

• Imunomoduladores
    São utilizados com aplicações a cada dois dias, em geral. O uso pode ser combinado com algum outra forma para atingir uma maior eficácia total do tratamento. Eles costumam irritar um pouco a região, portanto as orientações e acompanhamento são fundamentais.
  • Eletrocauterização
    Realizada com aplicação de uma fonte de energia que causa a cauterização da lesão e posteriormente acontece a cicatrização.
  • Retirada em centro cirúrgico com sedação
    Reservamos este método para pacientes com condilomas volumosos ou com acometimento da uretra ou mesmo aqueles que não ficam confortáveis com tratamentos com anestesia local.

Há risco de câncer?

Sim. O HPV é famoso ser a principal causa de câncer de colo de útero (nas mulheres). O homem é o vetor (transmissor) no caso desta evolução. Embora se fale pouco sobre isso, cerca de 40% dos casos de câncer diretamente causados pelo HPV são em homens (faringe, cabeça e pescoço, ânus e pênis).

Como posso me proteger e prevenir a infecção?

O preservativo (camisinha) é um método eficaz para se proteger do HPV. Ele funciona como barreira, evitando que você tenha contato com as secreções da parceira(o) e assim, possa ter contato com o vírus. Caso haja contato, é possível se infectar.

Existe alguma vacina?

Sim, existem vacinas para proteger você contra a infecção. A eficácia da vacina é maior para aqueles pacientes que nunca tiveram contato com nenhum HPV. Caso tenham tido contato, a eficácia é menor (mesmo assim podem ajudar!).

A vacina contém alguns subtipos do vírus (os que mais causam verrugas e os que mais causam câncer) e protegem tanto quem tomou a vacina como também protegem a(o) parceira(o).

É importante que você saiba disso e esteja informado durante a consulta.

Prevenindo a infecção pelo HPV, é possível prevenir condilomas (verrugas) e os tumores causados pelo vírus.

Olha só esse infográfico do CDC americano, que interessante: HPV vaccination is the best protection against 6 types of cancer (Conteúdo baseado em: National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion 2020.)

Entre em contato para agendar sua consulta particular e invista hoje mesmo em sua qualidade de vida!
Logo Dr Ricardo Haidar

ENDEREÇO