Câncer de Próstata - um vilão comum entre os homens

O diagnóstico de Câncer de Próstata é uma notícia que abala qualquer homem e sua família. Na nossa população, é uma doença extremamente comum e, felizmente, na maioria das vezes conseguimos fazer o diagnóstico precoce.

Para se ter uma ideia, é o segundo tumor mais diagnosticado em homens nos EUA (atrás apenas dos tumores de pele).

Quanto antes for descoberto, maiores são as nossas chances de realizar um tratamento que tenha como objetivo principal a cura completa da doença.

O que é o Câncer de Próstata?

É uma doença que acontece quando as células dentro da próstata sofrem um mudança (defeito genético) e se tornam anormais e com crescimento sem controle. Em geral acontece na parte mais externa da glândula, o que explica a ausência de sintomas na maior parte dos homens.

O tumor geralmente ocorre em homens com mais de 50 anos de idade. Embora seja uma afecção muito comum, a maioria dos homens que têm conseguem tratar dela com sucesso.

É uma doença hereditária?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de filhos ou netos de homens que tiveram câncer de próstata. A hereditariedade verdadeira não é tão comum quanto parece, ocorrendo em 9% dos casos. Quando existe, temos um aparecimento precoce (6-7 anos antes da média), mas sem alteração de risco.

No entanto, por ser uma doença muito comum, é frequente que possa ocorrer dentro da mesma família, mesmo não sendo ligada à hereditariedade.

Quais são as formas de tratamento?

É muito importante lembrar que não existe uma forma única de tratamento que seja perfeita para todos os homens. Nossa missão principal será de entender seu caso de uma forma única e singular. Após a avaliação completa, poderemos desenhar uma estratégia adequada para seu caso.

Cada homem tem uma história, um diagnóstico e uma forma de enxergar seu tratamento. Portanto, nossa missão será navegarmos juntos por essa situação, entregando o tratamento da melhor forma possível.

Para a maioria dos casos, a cirurgia robótica é uma realidade de tratamento visando cura da doença. Com o auxílio do robô, realizamos pequenas incisões de aprox 8 milímetros no abdome para o tratamento de retirada completa da próstata e vesículas seminais. Com a visão magnificada em 3D, movimentos estáveis e precisos, buscamos os melhores soluções funcionais (continência urinária e potência sexual) aliado ao melhor resultado oncológico.

A radioterapia (associada ou não à hormonioterapia) como primeira opção também é uma possibilidade que discutiremos no planejamento completo do tratamento.

O que esperar da cirurgia robótica?

Entre em contato para agendar sua consulta particular e invista hoje mesmo em sua qualidade de vida!
Logo Dr Ricardo Haidar

ENDEREÇO